CRÔNICAS PARA LER NA ESCOLA – ZUENIR VENTURA

RESUMO

O livro “Crônicas para ler na escola” de Zuenir Ventura faz parte da coleção Para ler na escola que foi elaborada a partir de uma tentativa de aproximação do público jovem com grandes nomes da literatura brasileira. Inspirada pelo best-seller Comédias para se ler na escola – do cronista e amigo pessoal de Zuenir, Luis Fernando Verissimo –, a série de livros conta com textos de autores renomados.

Composto por 44 crônicas, além da apresentação e de uma sessão que relata datas e locais de publicação das crônicas antes da compilação, a obra amplia o olhar do leitor ao fazê-lo percorrer diversos caminhos por meio da escrita leve de Zuenir. O autor utiliza do recurso do humor em muitas crônicas como Esse Ziraldo!, Um idoso na fila do Detran, e trata também de assuntos polêmicos como o Bullying, em Intolerância juvenil e o uso de drogas em Geração anfetamina. Também é relevante o diálogo que o autor traça em muitos momentos com escritores que o antecederam no ofício de cronista, levando o leitor a visitar esses espaços ocupados pelo gênero.

 

CONTEXTO

Sobre o autor

            Zuenir Ventura (1931, Além Paraíba, Minas Gerais) é escritor e jornalista há mais de quarenta anos. Trabalhou nos principais veículos de comunicação do país, como os jornais O Globo e Jornal do Brasil e as revistas Visão, Fatos & Fotos, Veja e Época. Foi aluno de Manuel Bandeira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com quem tinha aulas de literatura hispano-americana. Com Cidade partida (1994), um retrato das causas da violência no Rio, venceu o Prêmio Jabuti na categoria Reportagem. Em 2008, lançou 1968, o que fizemos de nós, que retoma uma de suas obras mais conhecidas, 1968, o ano que não terminou (1988). Também escreveu o livro-reportagem Chico Mendes, crime e castigo (2003), entre outros títulos.

 

Importância do Livro

             O livro ganha destaque ao reunir diversas crônicas que em muitos momentos se perderam, devido ao seu meio de suporte e publicação. Proporciona ao leitor, dessa maneira, o contato com um gênero volátil e efêmero que aborda assuntos variados, levando-os a viver ou reviver uma espécie de túnel do tempo durante a leitura.

 

Contexto Histórico

             Publicada em 2012, pela editora Objetiva, a obra de Zuenir Ventura reúne crônicas, selecionadas por Marisa Lajolo, que abordam diversas temáticas como conflitos sociais, históricos e contemporâneos, representando uma parcela da nossa sociedade e os reflexos das manchetes dos jornais que nem sempre remetem a uma boa conjuntura.

 

ANÁLISE

             As crônicas produzidas por Zuenir se articulam entre diferentes tipos de produção às vezes, o assunto está nas entrelinhas das próprias notícias de jornal, em outros momentos as ideias surgem de acontecimentos da vida do autor – como sua estréia na fila de idosos do Detran, o nascimento de sua primeira neta, Alice, ou,  quando o confundiram com o autor Ziraldo –,entretanto as crônicas nunca se tornam meras histórias de sua vida cotidiana. Há também os textos que simplesmente nascem de sua observação da realidade, dotada de lucidez e ironia.

A informalidade do gênero é empregada de maneira brilhante por Zuenir que faz da simplicidade uma das características mais marcantes em suas crônicas. Como observa a professora Maria Lajolo na apresentação, “é como se Zuenir trocasse de lugar com o leitor. […] É como se ele abandonasse temporariamente seu lugar de escritor e se sentasse ao lado do leitor para puxar conversa: ‘Você não leu no jornal de ontem que…

O autor tece bons questionamentos, talvez por ser considerado um dos maiores jornalistas do Brasil, também sabe oferecer ótimas reflexões, porque ao utilizar um tom de conversa ele cativa os leitores com suas crônicas. Versando sobre qual for o assunto – tecnologia, burocracia, preconceito, literatura, praia, vida -, Zuenir sabe alcançar leitores de todas as idades e classes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Todos os Direitos Reservados a Cenas Pré-Vestibulares e Concursos