PORTUGUÊS NO ENEM – PROFª. ANA VELOSO

A Língua Portuguesa é fundamental para a prova do Enem, não apenas com a finalidade de resolver adequadamente as questões de “Linguagens, códigos e suas tecnologias”, mas também das outras áreas, tendo em vista se tratar de uma avaliação interpretativa. Ademais, é importante ter o domínio do Português para escrever uma redação que garanta boa pontuação.

 

 

Nessa perspectiva, percebe-se que grande parte dos alunos acredita ser necessário entender os aspectos gramaticais, preocupando-se em estudar as normas da língua. Contudo, apesar da relevância da gramática, não é o seu domínio que proporcionará, de fato, o aprendizado daquilo que é mais importante: a noção dos indivíduos enquanto seres comunicativos, que utilizam a linguagem, notadamente, para a interação social.

 

 

Assim, o Português precisa ser considerado em suas variações, assim como segundo as funções que possui em determinado contexto; é apropriado compreender a gramática apenas como uma aliada na enunciação, que contribuiu para a relação dos sujeitos e produção do saber.

 

 

A prova de Linguagens do Enem demonstra que é imperativo estar atento ao conhecimento de mundo, à interpretação dos fatos cotidianos, ao uso da língua como manifestação da voz que será empregada como um dos instrumentos para o exercício da cidadania e para a manifestação cultural.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Todos os Direitos Reservados a Cenas Pré-Vestibulares e Concursos